Os dois termos são parecidos e se referem a estilos muito próximos cronologica e historicamente.Talvez, em decorrência disso, muitas vezes haja certa confusão sobre o que representa cada um.
Para começar,Art Nouveau, que significa, literalmente, "Arte Nova",é uma expressão francesa, originada na galeria parisiense L'ArtNouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing.
E Art Déco, também uma expressão francesa, é a abreviação de "Arts Décoratifs", a partir da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes (Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais).
O estilo Art Nouveau rompe com as tradições da arte acadêmica do século XIX e insere-se no âmago da sociedade moderna, caracterizada pela industrialização e pelo fortalecimento da burguesia.
Mas em sua adesão à sociedade de massa, o Art Nouveau subverte os princípios básicos da produção industrial, que tende a acabamentos pouco sofisticados; e, ao contrário, revaloriza a beleza, colocando-a ao alcance de todos, pela articulação estreita entre arte e indústria.
Os novos materiais do mundo moderno são amplamente utilizados (ferro, vidro, cimento), mas sempre com preocupação estética, buscando a originalidade da forma, que é sinuosa, curvilínea.
O Art Déco é um estilo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura no período entreguerras europeu.
Influências básicas na formação do Art Déco vêm da própria evolução do Art Nouveau, da Bauhaus, do Cubismo, dos Ballets Russes de Diaghilev. Um espírito de síntese eclética, conjugado a desejos de sofisticação e originalidade, leva ao aproveitamento de idéias decorativas oriundas de culturas indígenas e de velhas fontes do primitivismo clássico.
Enquanto o Art Nouveau explora as linhas sinuosas e assimétricas, tendo como motivos fundamentais as formas vegetais e os ornamentos florais, o padrão decorativo do Art Déco segue outra direção: predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato, e entre os motivos mais explorados estão os animais e as formas femininas.
FONTES:
http://www.itaucultural.org.br
http://www.pitoresco.com.br